15 de outubro de 2011

sejamos bobos.

“O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando." 
Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.

O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.

Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu. 

Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: "Até tu, Brutus?"
Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!
Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem. 

(...) É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo”.

Das Vantagens de Ser Bobo - Clarice Lispector.


não, o mundo não é dos espertos.
o mundo é dos bobos.
então, que sejamos bobos!

9 de outubro de 2011

signo de libra.

"Por trás do que acontecia, eu redescobria magias sem susto algum.
E de repente me sentia protegido, você sabe como: a vida toda, esses pedacinhos desconexos, se armavam de outro jeito, fazendo sentido.
Nada de mal me aconteceria, tinha certeza, enquanto estivesse dentro do campo magnético daquela outra pessoa.
Os olhos da outra pessoa me olhavam e me reconheciam como outra pessoa, e suavemente faziam perguntas, investigavam terrenos: ah você não come açúcar, ah você não bebe uísque, ah você é do signo de Libra. Traçando esboços, os dois.
Tateando traços difusos, vagas promessas".

Caio Fernando Abreu.













tô meio assim.
meio caio.
meio romântica.

7 de outubro de 2011

a estrada.

"você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui
percorri milhas e milhas antes de dormir, eu nem cochilei
os mais belos montes, escalei
nas noites escuras de frio chorei

a vida ensina e o tempo traz o tom pra nascer uma canção
com a fé do dia a dia, encontro a solução
e quando bate a saudade, eu vou pro mar
fecho os meus olhos e sinto você chegar

quero acordar de manhã do teu lado e aturar qualquer babado
vou ficar apaixonado, no teu seio aconchegado
ver você dormindo e sorrindo, é tudo que eu quero pra mim

quero acordar de manhã do teu lado e aturar qualquer babado
vou ficar apaixonado, no teu seio aconchegado
ver você dormindo é tão lindo, é tudo que eu quero pra mim

together all..."

a estrada - cidade negra.













porque hoje é dia 07 de outubro.

2 de outubro de 2011

the scientist.

"nobody said it was easy..."
ninguém disse que seria fácil.

the scientist - coldplay


linda, sem mais.